A Metodologia Yoga Flor da Vida foi desenvolvida à partir das ferramentas do Hatha Yoga e Yogaterapia, além de outras ferramentas baseadas nas novas terapias quânticas visando o autoestudo e autofortalecimento.
Nossas práticas são inclusivas, desenvolvidas de modo a acolher todos os tipos de alunos, respeitando suas possibilidades, necessidades e momentos de vida. Dessa forma, os alunos não precisam ter experiência prévia para praticar as aulas, apenas o desejo sincero de se autoconhecer.
ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS
As práticas são divididas em Módulos:
Módulo Inicial – duração 15 minutos
APRESENTAÇÃO DO TEMA
1. CENTRAMENTO
2. PRANAYAMA
Módulo Central – duração 35 minutos
3. PAVANA MUKTASANA
4. ASANAS / Invertidas e Purificação
Módulo Final: duração 20 minutos
5. SAVASANA
6. MEDITAÇÃO
CONCLUSÃO
Conteúdos também presentes na prática:
Sabedoria do Yoga
Mudrás
Mantras
APRESENTAÇÃO DO TEMA
Breve introdução do tema da prática, onde a intenção, ou Sankalpa da aula, é apresentada aos alunos.
Mais do que trazer soluções e respostas prontas que aumentem o estado de passividade dos alunos, aqui são colocadas Perguntas de Poder que irão ajudar os alunos a sairem de uma postura passiva e indiferente para uma postura ativa e autoresponsável.
As Perguntas devem ser simples e direta aos alunos, sempre buscando fazer com que os alunos tragam o tema da prática para sua realidade pessoal.
Não são necessárias respostas nesse momento. Apenas espaço que que as perguntas reverberem em expansão de consciência durante toda a prática.
1. CENTRAMENTO – 5 minutos
Centramento visando trazer a atenção plena dos alunos à experiência.
a) Alinhamento dos 4 corpos aqui e agora: 1) Corpo Físico – Postura Meditativa, 2) Corpo Energético – Respiração, 3) Corpo Emocional – Pulso Coração e Sentimentos, 4) Corpo Mental – Atenção Plena;
b) Conexão Céu e Terra
c) Ativação da Flor da Vida sobre o peito e expansão para esfera de proteção, sabedoria e harmonia;
d) Escolha do Sankalpa (Intenção) através do comando Eu Sou + Virtude a ser manifestada ou fortalecida.
e) OM – expansão do Sankalpa na Flor da Vida.
2. PRANAYAMA – 10 minutos
Apresentação e execução de técnica respiratória para absorção do Prana (Energia Vital).
O Pranayama escolhido deve estar associado de alguma forma ao Sankalpa da prática.
O objetivo dessa técnica no início da aula é trazer mais lucidez aos alunos através da circulação do Prana pelos Nadis (Rios de Energia Vital).
A Professora deve iniciar a prática dizendo, de forma sucinta, o nome do Pranayama e sua associação com o tema da prática. Em seguida, demonstrar sua execução e depois propor que os alunos façam junto com ela.
Praticar 10 vezes a respiração. Durante a prática, professora pode fazer correções e reforçar a percepção dos alunos sobre seus benefícios.
Ao final da prática, permitir que os alunos sintam os benefícios do Pranayama.
3. PAVANA MUKTASANA – 10 minutos
Preparação do corpo para liberação do fluxo energético:
1) Yin (sentado),
2) Yang (de pé)
Movimentos simples que preparam o corpo para a prática, promovendo alongamento, flexibilidade, aquecimento e liberação das articulações. Aqui também são ativados os 7 principais Chakras (Centros de Energia Vital).
Sequência deve ser iniciada com o Kryia Trataka (promovendo purificação dos olhos e foco), liberando pescoço, ombros, braços e mãos, torção de tronco, liberação das virilhas, quadris, pernas e pés.
Buscar sempre finalizar com a liberação da coluna (chatuspadasana ou rolamento da coluna de pé)
4. ASANAS – 25 mimutos
Os Asanas são posturas psico-físicas que contribuem para uma maior consciência corporal, energética, emocional e mental.
Devem ser escolhidas 4 posturas que estejam alinhadas com o propósito da prática. Todas precisam ser trabalhadas em variações mais simples e mais vançadas, visando oferecer a todos os alunos a possibilidade de experimentá-las dentro de suas capacidades no momento.
Das posturas selecionadas, uma delas deve ser de equilíbrio e/ou inversão e outra de purificação (Pavana).
5. SAVASANA – 10 minutos
O Relaxamento Final deve acontecer sempre após a prática dos Asanas, visando promover um momento de pausa consciênte e relaxada onde os alunos irão absorver todos os benefícios da prática.
Pode ser conduzido pela professora como um relaxamento guiado ou apenas um convite para que os próprios alunos encontrem seu relaxamento sozinhos.
Nessa etapa da aula, a professora deve se manter atenta aos alunos para perceber se estão tendo dificuldades para relaxar, e assim orientá-los e incentivá-los a manterem a calma se for necessário. A atenção da professora também pode ajudar o aluno que adormece a não se aprofundar no sono. Em ambos os casos, a professora deve orientar os alunos de maneira discreta, sem interferir no relaxamento do grupo.
6. MEDITAÇÃO – 10 minutos
A última técnica da prática deve ser um exercício meditativo que incentive o aluno a desenvolver a atenção plena em sua presença trabalhada através de toda a aula.
CONCLUSÃO
Envio da consciência gerada na prática para o fortalecimento do Sankalpa e expansão da paz interna a todo o Universo com o Mantra OM SHANTI.
ORIENTAÇÕES
DEMONSTRAÇÃO
ALONGAMENTO
RESPIRAÇÃO
INSPIRAÇÃO:
preparação/ abertura/ expansão
EXPIRAÇÃO:
execução/ fechamento/ recolhimento