Namastê, seja bem vindo (a) ao treinamento de professores no Método Yoga Flor da Vida.
Eu sou, Ana Gilli, fundadora e coordenadora geral do Yoga Flor da Vida e irei te conduzir por esse caminho com muita alegria.
Nesse treinamento, vou te apresentar um método desenvolvido por mim desde 2018, baseado nas técnicas de Hatha Yoga Clássico, Yogaterapia Moderno e em técnicas terapêuticas energéticas nas quais tenho formação certificada.
O objetivo do método é organizar uma aula de Yoga através de um passo a passo sistematizado, visando facilitar o trabalho do professor e também trazer clareza e confiança aos alunos.
Para isso, a aula é dividida em módulos: iniciais, centrais e finais. Cada módulo apresenta uma ferramenta do yoga para autoestudo e expansão da consciência.
Me acompanhe para entender melhor a organização dos módulos.
Conheça os três módulos e as técnicas contidas neles.
Apresentação do tema da prática e Centramento.
Pranayamas, Pavana Muktasana e Asanas.
Savasana, Meditação e Finalização.
MÓDULOS INICIAS | Apresentação
Essa é a primeira parte da aula, onde o professor recebe os alunos e os convida a deixar fora do tapetinho suas preocupações, trazendo a atenção plena para a prática de autoestudo.
Sabemos o quanto é difícil desconectarmos a mente e até mesmo o corpo da sobrecarga de estímulos externos. Dessa forma, no início da aula o professor tem que ajudar os alunos a conseguirem se comprometer com a prática de Yoga.
MÓDULOS INICIAS | Práticas
Apresentação Tema da Prática: Nesse primeiro módulo, o professor irá introduzir de maneira sucinta e clara o tema da aula e o objetivo da prática.
Centramento: Objetivandoo trazer os alunos à presença aqui e agora, o centramento consiste em:
1. Físico (através da consciência corporal);
2. Energético (através da respiração);
3. Emocional (através do batimento cardíaco);
4. Mental (através da atenção plena à experiência)
Para nosso próximo encontro, estudar e preparar a apresentação do tema de prática escolhida e o centramento básico.
NAMASTÊ!
MÓDULOS CENTRAIS | Apresentação
Após termos apresentado o tema da prática e promovido aos alunos a oportunidade de centrarem-se e ativarem seus propósitos, vamos iniciar as práticas principais do método: Pranayamas, Pavana Muktasana e Asanas.
Esse módulo é muito prático e segue uma estrutura que irá facilitar o processo de ensino do professor e de aprendizagem dos alunos.
Seguimos ao modo prático de cada etapa desse módulo.
MÓDULO CENTRAL: Pranayama
O Pranayama é a primeira técnica apresentada aos alunos porque promove a absorção do Prana e com isso se torna mais atento e pronto para experienciar as técnicas físicas de Pavana Muktasana e Asanas. O Pranayama é escolhido à partir do tema da prática.
COMO ENSINAR: 1. Apresentação breve do Pranayama (nome e benefícios); 2. Ilustração da prática (alunos observam); 3. Prática (alunos experimentam a execução do pranayama); 4. Comentários sobre o Pranayama (alunos executam e professor faz correções, apontamentos e explica melhor os benefícios da prática.
MÓDULO CENTRAL: Pavana Muktasana
O Pavana Muktasana é apresentado aos alunos, logo após o pranayama. Essa técnica consiste em liberar as articulações, alongar a musculatura, aquecer o corpo para a prática e também ativar os principais Chakras do corpo sutil.
Essa prática pode ser feita sentada ou de pé, dependendo do tipo de prática e intenção. O Pavana Muktasana sentado é recomendado para as práticas de Hatha Yoga ou Yin Yoga, especialmente as que irão ser iniciadas com Asanas no chão, de altura baixa ou intermefdiária. Pavana Muktasana de pé é mais recomendado para práticas de Hatha Flow ou Vinyasa, em que já se inicia com posturas de pé.
MÓDULO CENTRAL: Pavana Muktasana
COMO ENSINAR: Iniciamos o Pavana Muktasana sempre ativando o corpo de cima para baixo, ou seja da cabeça aos pés, do Ajna Chakra ao Muladhara Chakra. 1. Iniciar com Trataka, trazendo maior foco e concentração, ajudando a abrir o Ajna Chakra – intuição. 2. Soltura do pescoço e ativação Vishudha Chakra – expressão. 3. Soltura ombros, braços, mãos, cintura escapular, ativação Anahata – amorosidade. 4. Torção abdominal ou fortalecimento do core, ativação Manipura – poder pessoal. 5. Liberação virilhas e quadril, ativação Swadhistana – criatividade. 6. Soltura articulações pernas, pés e coluna, ativação Muladhara – confiança.
MÓDULO CENTRAL: ASANAS
COMO ENSINAR: Os Asanas são escolhidos de acordo com o tema da prática e sempre terão uma importância psico-física.
Buscamos trabalhar os Asanas de bilateralidade da seguinte forma: lado direito através de orientações físicas de como executar a postura, lado esquerdo através de orientações psiquicas, energéticas e filosóficas.
Os Asanas unilaterais podem ser conduzidos da seguinte forma: primeiras 3 respirações junto com a execução física, ultimas 3 respirações com as orientações psiquicas.
TREINAMENTO PRÁTICO:
.
NAMASTÊ!