O nosso corpo inferior é formado de 4 corpos: o corpo físico, o corpo energético, o corpo emocional, e o corpo mental.
O corpo físico é formado pela matéria mais densa e visível: pele, pelos, músculos, órgãos, ossos, veias e artérias.
O corpo energético é o mais sutil, por onde flui a energia da vida, ou energia vital, conhecido no Yoga como PRANA.
O corpo emocional possui uma vibração magnética, e é por ele que se expressa a sensibilidade do prazer e da dor. Em suas células sutis registram-se todas as emoções das quais se originam os sentimentos.
O corpo mental possui uma vibração elétrica, associada aos pensamentos e processos mentais. Esse corpo centraliza em si todos os sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) e penetra o corpo emocional, o corpo energético e o corpo físico.
Os corpos inferiores precisam de um desenvolvimento para servirem como instrumento da manifestação Divina.
No Yoga Flor da Vida buscamos tomar consciência de cada um deles, purificando, equilibrando e alinhando esses corpos com o fim de acessar o PROPÓSITO ou DHARMA da alma e realizá-lo.
Dessa forma, podemos afirmar que o corpo não tem uma Alma, mas sim a Alma habita um corpo.
Em essência somos almas, e temos 4 corpos para podermos atuarmos na Terra. A alma é a consciência viva que permite a existência do ser humano. Ela é o princípio de vida incorpórea, imaterial ou espiritual criada por Deus, também chamado de Brahma no Yoga Clássico.
No Yoga Flor da Vida utilizamos o termo “Eu Sou” para nos ativarmos à semelhança do Criador para além do corpo físico, acessando nossa memória espiritual ou alma – fonte essencial da vida humana.
Deus é a Fonte, a Luz Original. Da mesma forma é a alma.A alma é gerada diretamente por Deus para coabitar os 4 corpos inferiores que são o veículo para o desenvolvimento do ser e reconexão com o estado de União, ou como gostamos de dizer, o estado de Yoga.
Vamos nos alinhar no aqui e agora?