“Entrego, Confio, Aceito e Agradeço”

Por: Ana Gilli 24 de abril de 2022

“Entrego, Confio, Aceito e Agradeço”

Se você é praticante de Yoga, já deve conhecer o Mantra “Entrego, Confio, Aceito e Agradeço”.

Mas você sabe quem foi seu autor? Nesse post vamos te contar toda a estória por trás desse Mantra e te ajudar a entender o poder de cada uma de suas palavras.

O Autor do Mantra

O Mantra tão conhecido no Brasil foi criado por um dos maiores Yogis brasileiros, o Professor hermógenes, respensável por divulgar o Yogaterapia no país.

José Hermógenes de Andrade Filho, conhecido popularmente como professor Hermógenes, foi um militar, escritor, professor brasileiro, divulgador do hatha yoga e doutor em Yogaterapia pelo World Development Parliament da Índia e Doutor Honoris Causa pela Open University for Complementary Medicine.

A Origem do Mantra

A ideia do mantra aconteceu em um incidente na vida de Hermógenes. Ele estava na beira do mar, com água até a cintura, e foi arrastado por uma onda, seguida de uma forte corrente. Como não sabia nadar, começou a se debater e pedir por socorro. Estava exausto e sem esperança, quando a salvação chegou.

Um homem veio até ele nadando e segurou no seu braço. Nesse momento, ele pediu para que o professor parasse de tentar nadar e se debater, focasse apenas em respirar e deixasse o corpo relaxado, confiando em sua habilidade de tirar ambos da correnteza. E foi o que Hermógenes fez, tendo sua vida salva e plantando a semente de um mantra que ficaria famoso pouco tempo depois.

O Poder do Mantra

A repetição constante de uma palavra ou frase de intenção, é capaz de trazer mais foco e confiança para aquilo que se pretende alcançar, seja isso uma virtude ou um comportamento.

Através de um mantra, pode-se também entrar em um estado meditativo para purificação e fortalecimento mental.

O Mantra “Entrego, Confio, Aceito e Agradeço”, tem uma combinação de palavras muito poderosas:

Entrego

Quando dizemos “Entrego”, estamos trabalhando “Isvarapranidhana”, ou seja, colocando nas mãos do Criador do Universo a situação que estamos enfrentando. A entrega acontece quando atingimos o estado de humildade.

Confio

Já cansados de tanto buscar soluções e não encontrá-las, entregamos ao fluxo da vida nossos problemas, em estado de “Confiança”. Confiamos o resultado de nossas ações à sincronia do Universo. A confiança de que a solução virá na hora certa, reduz a ansiedade, estresse e preocupações com a questão.

Aceito

Aceitar a ajuda é o próximo passo. Estar aberto para as infinitas possiblidades de soluções promove a calma, a paz e a felicidade que irão gerar a gratidão.

Agradeço

A Gratidão conclui o mantra de forma poderosa. Ao agradecer pelo socorro prestado, pela oportunidade de aprender, curar e evoluir, estamos reconhecendo a sabedoria e o amor do Criador do Universo. A Gratidão é uma das mais altas frequências divinas.

Gostou desse Mantra?

Pratique “Entrego, Confio, Aceito e Agradeço” como música, mantra e meditação através da nossa playlist do Spotify!

Om Yoga Namastê!


Quer aprender mais sobre o poder do yoga?

Agende uma Aula Experimental Gratuita

Namastê! Você é muito bem vindo ao Espaço Yoga Flor da Vida!


Deixe um comentário

Vamos Conversar?