Meditação – dicas para ter uma boa prática

Por: Ana Gilli 1 de julho de 2022

Meditação – dicas para ter uma boa prática

Whatsapp Image 2021 10 07 At 14.38.16

O Asana, a Postura do Yoga, é um dos principais pontos a serem considerados para quem deseja aproveitar ao máximo o seu momento de Meditação. Entretanto, há outros fatores que devem ser considerados também.

Veja essas dicas especiais que separamos para ajudar você a ter uma excelente experiência meditativa!

Postura – como já sabemos a postura escolhida deve ser confortável, com a coluna ereta, manter o praticante alerta durante toda a prática e estável de forma que consiga permanecer nela sem se movimentar no tempo total de duração da meditação escolhida. 

Preparação – é interessante uma breve preparação antes de meditar para que você não seja interrompido por sensação de fome, sede, sono ou porque está usando um sapato desconfortável. Assim sendo, uma rápida auto-observação ajuda você a manter sua atenção plena no período da meditação

Imagens – é possível meditar com os olhos abertos! Em práticas para desenvolver o foco as imagens são bastante utilizadas, como mandalas, chama da vela, flor de lótus, etc. Porém, para outras técnicas meditativas, manter olhos abertos exige uma condição de foco e concentração mais intensos, adquiridos com bastante experiência em diversas técnicas. Por isso, nesses casos, o melhor a fazer até essa conquista, é manter os olhos fechados durante sua prática meditativa.

Som – o mesmo acontece com os sons externos. Os praticantes mais experientes conseguem se desconectar de sons perturbadores com mais facilidade devido à prática constante. Enquanto isso, para sua meditação, procure um lugar calmo, livre de sons repetitivos como barulhos de relógio, alarmes de mensagens, etc. Para alguns, ajuda bastante colocar uma música suave, com sons da natureza, instrumentais ou mantras. Faça testes e veja qual se adequa melhor ao seu estilo.

Cheiro – às vezes, surgem cheiros sem que possamos evitar, como alguém usando um perfume, preparando um alimento ou mesmo algum produto de limpeza por perto. Para evitar essa distração que facilmente perturba sua meditação, experimente escolher um aroma que lhe traga sensações de bem estar e usar um aromatizante em spray, varetas, difusores ou incenso. Certamente, vai tornar mais intensa e profunda sua experiência meditativa.

Temperatura – mantenha o seu conforto corporal para evitar distrações. Em dias frios, aqueça o corpo usando meias ou uma manta nas costas e nas pernas. E nos dias de calor, vista roupas leves e procure estar em ambientes frescos e ventilados.

Horário – não há regras rígidas sobre o melhor horário para praticar meditação! Você deve escolher o horário que melhor se adequa ao seu dia-a-dia. É recomendado que você consiga estabelecer uma rotina para manter sempre o seu momento do dia para meditar

Acessórios – existem almofadas e banquinhos específicos indicados para meditação, que facilitam a permanência na postura escolhida. Eles podem ser substituídos também por uma almofada comum ou suporte de apoio que deixe suas pernas, joelhos e quadris mais confortáveis.

Em movimento – existem técnicas meditativas que são chamadas “meditação ativa”, que são feitas em movimento. Seja com gestos, movimentos repetitivos ou caminhando. Você pode experimentar também.

Observe essas dicas nas suas próximas práticas para tornar o seu momento de meditação ainda mais pleno!

Namastê

Texto Colaboração Professora Ana Lucia Campos


Quer aprender mais sobre o poder do yoga?

Agende uma Aula Experimental Gratuita

Namastê! Você é muito bem vindo ao Espaço Yoga Flor da Vida!


Deixe um comentário

Vamos Conversar?