Yoga, Foco e Determinação

Por: Ana Gilli 26 de junho de 2022

Yoga, Foco e Determinação

Exercícios de yoga que estimulam a concentração

Manter-se focado é um exercício que exige bastante determinação e força de vontade. O Yoga é um caminho que contribui para o desenvolvimento humano e pode ser uma excelente ferramenta para melhorar o poder de concentração. Algumas das principáis técnicas utilizadas para melhorar o foco no Yoga são:

1. Pranayamas (exercícios de respiração)

O Yoga a exercitar a respiração de maneira concentrada. Ao traxer a concentração para os exercícios de respiração, ou pranayamas, a mente fica atenta ao processo de inspirar e expirar aqui e agora. Aprenda a executar aqui.

2. Trataka (prática de meditação)

A prática consiste em olhar fixamente para um objeto ou ponto determinado. O exercício do Trataka ajuda a eliminar o cansaço da vista e da mente, cuidando da saúde ocular. Pratique aqui.

3. Namaskar (saudações)

As saudações têm como objetivo exercitar o corpo e liberar a mente de tensões e frustrações que estejam bloqueando seu foco, aumentando a resistência física. Trata-se da execução de uma sequência de posições, cada qual com seu mantra específico, que celebra o sol enquanto deidade. As mais conhecidas são: Surya namaskar (Saudação ao Sol) e Chandra Namaskar (Saudação à Lua). Aprenda a executar aqui.

4. Meditação

A prática da Meditação consiste em trazer a atenção ao fluxo dos pensamentos que se manifestam no momento presente, sem identificar-se a nenhum deles. O Yoga compreende a mente como geradora de pensamentos constantes. Conforme o pratricante de Yoga começa a reconhecer e observar seus pensamentos, permitindo que esses não interfiram em suas emoções de maneira descontrolada, ele aumenta seu poder de controle mental, fazendo escolhas mais conscientes e deixando de ser influenciado pelo fluxo desorfdenado de pensamentos. Pratique aqui.

Foco é a capacidade de mangter-se atento sem distração a um objeto ou objetivo determimado. Todos os exercícios citados acima irão conrtribuir para esse fim, contanto que sejam praticados com frequencia e determinação.

E então, você está pronto para ter uma vida mais presente e consciente?

Se sim, venha com a gente! Agende sua aula no Espaço Yoga Flor da Vida!


Quer aprender mais sobre o poder do yoga?

Agende uma Aula Experimental Gratuita

Namastê! Você é muito bem vindo ao Espaço Yoga Flor da Vida!


Deixe um comentário

Vamos Conversar?