Dores nas Costas & Emoções Relacionadas

Por: Ana Gilli 30 de abril de 2022

Dores nas Costas & Emoções Relacionadas

Você sabia que as dores na coluna estão muito associadas às emoções?

Whatsapp Image 2022 04 30 At 13.45.49 2

Dores na coluna podem estar associadas a má postura, fatores hereditários, processos inflamatórios, mas também podem significar processos psicossomáticos desencadeados por diversos fatores, entre eles: estresse, ansiedade, pânico, tristeza, insegurança e depressão.

A coluna é o eixo de estruturação de todo corpo e também condutora de energia. Ela faz a ligação entre o cérebro reptiliano (primitivo) e límbico (emocional).

As dores na coluna acontecem devido ao excesso de tensão e falta de relaxamento. Cada emoção reprimida tensiona, contrai e encolhe determinados músculos e partes do corpo e da coluna.

Dependendo da emoção, sua coluna irá ficar mais dolorida em uma área específica. Confira:

  • Dores na cervical, região do pescoço e acima dos ombros, estão relacionadas ao excesso de responsabilidade, a forma como respondemos ao mundo. Geralmente, pessoas com dores nesta região precisam desenvolver flexibilidade, adquirir novas formas de ver o mundo e abrir mão do controle.
  • A dorsal está relacionada à família e afetividade. As projeções da criança emocional e estados inconscientes que geram medo, culpa, insegurança, autoestima e raiva concentram-se nestas vértebras.
  • A lombar está vinculada aos nossos antepassados e aos padrões que criamos para sobreviver. Também está relacionada à nossa sexualidade, relacionamentos afetivos e também a forma como lidamos com o trabalho.
  • Já o cóccix é responsável por nos enraizar e está relacionado ao chakra base e satisfação de necessidades essenciais. Também é associado à segurança para conquistar objetivos na vida, independência e satisfação pessoal.

Tão importante quanto se alongar e movimentar gentilmente a coluna, é relaxar e escutar as suas emoções. Escute as suas dores, observe onde ela se manifesta e veja o que ela pode estar querendo te dizer?

Texto: Movimento Natural Vibe – https://www.instagram.com/naturalvibe


Quer aprender mais sobre o poder do yoga?

Agende uma Aula Experimental Gratuita

Namastê! Você é muito bem vindo ao Espaço Yoga Flor da Vida!


Deixe um comentário

Vamos Conversar?