Ayurveda & Yogaterapia | Os Doshas

Por: Ana Gilli 19 de fevereiro de 2017

Ayurveda & Yogaterapia | Os Doshas

A medicina indiana Ayurveda é uma das mais antigas do mundo. Para Ayurveda, uma boa saúde é resultado direto de uma vida em harmonia com o Universo.

Yogatarapia E Os Doshas

O Universo é formado por tudo o que existe e tudo o que existe, dentro do que podemos conceber, é composto por 5 elementos fundamentais como: Terra, Ar, Fogo, Água e Eter (Espaço). Estar em equilíbrio com o Universo é estar em equilíbrio com seus elementos.

Poucos de nós sabemos, mas nosso corpo físico e sutil tem como base esses 5 elementos. A Ayurveda associada ao Yogaterapia pode te ajudar a se auto conhecer baseado na sua formação elemental.

Eric Schulz é um dos principais representantes da Ayurveda no Brasil. Diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala é também vice-presidente da Associação Brasileira de Ayurveda.Segundo Schulz, “a partir da sabedoria ayurvédica, dividimos as pessoas em três grandes grupos, de acordo com com os 5 elementos presentes em suas características físicas e psicológicas: VATA (Ar e Eter), PITTA (Fogo e Água) e KAPHA (Terra e Água). Esses grupos são chamados de Doshas”.

Mas como saber qual é seu Dosha?

Eric listou as principais características de cada um para te ajudar a descobrir quais deles são predominantes na sua formação. O terapeuta nos ensina que somos uma mistura dos 3 Doshas, mas tem sempre um que se destaca mais em cada pessoa.

Vejam aqui como identificar a predominância dos Doshas na sua personalidade:

Vata

Ar e éter compõem a estrutura das pessoas Vata. O resultado da junção são indivíduos longelíneos e magros. Sem músculos aparentemente definidos, podem ter problemas nas articulações, já que não têm uma boa lubrificação entre elas. São tipos distraídos e extremamente criativos. Mas, apesar da imaginação fértil, têm dificuldade em concluir seus projetos porque uma idéia atropela a outra. Em desarmonia: A distração pode ser excessiva e causar prejuízos. Também enfrentam problemas com intestino preso e dores nas articulações.

Pitta

Identificadas com os elementos fogo e água, as pessoas que apresentam esse dosha com predominância são falantes, ágeis e não gostam de ser contrariadas. Têm músculos bem definidos, olhos claros, veias das mãos bem aparentes e pele oleosa. Têm caráter empreendedor e fazem as coisas acontecerem. Em desarmonia: Têm tendência a ficar mais nervosas e se irritam facilmente. Podem ser inquietos demais.

Kapha

Proveniente da união entre água e terra, a personalidade Kapha apresenta uma estrutura física mais arredondada (desde as extremidades como os ombros até os olhos) e costuma reter líquidos no organismo. Tendem a ser pessoas mais pesadas e vagarosas. Os cabelos são mais grossos e crespos, enquanto a pele é branquinha e oleosa. Têm uma boa memória e, apesar de não serem tão ágeis, concluem as tarefas que fazem com excelentes resultados. Em desarmonia: Torna-se uma pessoa preguiçosa e adia todas as obrigações.

Ainda na dúvida quanto ao seu perfil de Dosha?

Faça o teste online e tire a teima aqui.

Para driblar os inconvenientes de cada personalidade e manter o equilíbrio do seu Dosha, é preciso potencializar as características positivas do Dosha contrário ao seu. O Yoga pode te auxiliar a atingir essa harmonia através de ferramentas como Asanas (Posturas), Pranayamas (Respiração), Kryas (Purificação) e Meditação. Consulte um professor de Yogaterapia e saiba qual é a melhora prática para você.


Quer aprender mais sobre o poder do yoga?

Agende uma Aula Experimental Gratuita

Namastê! Você é muito bem vindo ao Espaço Yoga Flor da Vida!


Deixe um comentário

Vamos Conversar?