Você sabia que as dores na coluna estão muito associadas às emoções?
Dores na coluna podem estar associadas a má postura, fatores hereditários, processos inflamatórios, mas também podem significar processos psicossomáticos desencadeados por diversos fatores, entre eles: estresse, ansiedade, pânico, tristeza, insegurança e depressão.
A coluna é o eixo de estruturação de todo corpo e também condutora de energia. Ela faz a ligação entre o cérebro reptiliano (primitivo) e límbico (emocional).
As dores na coluna acontecem devido ao excesso de tensão e falta de relaxamento. Cada emoção reprimida tensiona, contrai e encolhe determinados músculos e partes do corpo e da coluna.
Dependendo da emoção, sua coluna irá ficar mais dolorida em uma área específica. Confira:
- Dores na cervical, região do pescoço e acima dos ombros, estão relacionadas ao excesso de responsabilidade, a forma como respondemos ao mundo. Geralmente, pessoas com dores nesta região precisam desenvolver flexibilidade, adquirir novas formas de ver o mundo e abrir mão do controle.
- A dorsal está relacionada à família e afetividade. As projeções da criança emocional e estados inconscientes que geram medo, culpa, insegurança, autoestima e raiva concentram-se nestas vértebras.
- A lombar está vinculada aos nossos antepassados e aos padrões que criamos para sobreviver. Também está relacionada à nossa sexualidade, relacionamentos afetivos e também a forma como lidamos com o trabalho.
- Já o cóccix é responsável por nos enraizar e está relacionado ao chakra base e satisfação de necessidades essenciais. Também é associado à segurança para conquistar objetivos na vida, independência e satisfação pessoal.
Tão importante quanto se alongar e movimentar gentilmente a coluna, é relaxar e escutar as suas emoções. Escute as suas dores, observe onde ela se manifesta e veja o que ela pode estar querendo te dizer?
Texto: Movimento Natural Vibe – https://www.instagram.com/naturalvibe