O Que é Yoga?

Por: Ana Gilli 27 de junho de 2016

O Que é Yoga?

Yoga é uma palavra que vem do sânscrito “Yuj” que significa União”.

Essa União pode ser entendida como um reencontro consigo mesmo, quando reunimos através da prática do Yoga nossos corpos físico, emocional, mental, energético e espiritual em uma só presença, nos harmonizando novamente, nos voltando ao nosso estado original. A União do Yoga também pode ser a entendida como a do Eu individual com o Eu Superior, ou também União entre a Criação e o Criador. 

O Yoga é mais conhecido como uma prática de Posturas, Respirações e Meditações. Mas muito além disso, é o exercício disciplinado de um estilo de vida baseado em valores éticos universais que conduzem o praticante a um estado de auto realização e de consciência ampliada denominado Samadhi ou Iluminação. Essa “Iluminação” também pode ser entendida como uma compreensão mais clara e profunda de quem realmente somos.

Seus primeiros registros encontram-se nos Vedas, textos sagrados da Índia.

Os ensinamentos do Yoga como um estilo de vida foram encontrados no Bhagavad Gita, consagrado texto hindu de 5000 anos. Neste livro, através de uma conversa muito profunda e esclarecedora, o Supremo Mestre Sri Ksna transmite diretamente ao seu discípulo Arjuna todos os mais profundos ensinamentos do Yoga sobre a união entre Criação e Criador. Surgem aí os conceitos de Karma Yoga (Yoga da Ação), Bhakti Yoga (Yoga da Devoção) e Jnana Yoga (Yoga do Conhecimento).

Gita

Apesar da necessidade de se estabelecer uma data para o seu surgimento, entende-se que Yoga é um estado inato ao homem e sua prática o acompanha há milhares de anos, tendo sido passada oralmente de mestre a discípulo em todos os cantos do mundo, não apenas da Índia. 

O Yoga Clássico é a primeira e a mais tradicional prática do Yoga. Foi sistematizado pelo Mestre Sri Patanjali no texto Yoga Sutra. A partir desse registro o Yoga é definido como uma escola filosófica.

O Yoga Moderno surgiu há aproximadamente 100 anos, desenvolvido pelo professor Krsnamacharya a partir do texto sagrado Yoga Koruna (autor desconhecido) que propunha uma prática de Asanas (Posturas) mais coreografada e fluida. Esse método chamado Vinyasa é atualmente aplicado às diversas linhas do Yoga Moderno, como por exemplo o Astanga Yoga de Pattabhi Jois.

Os Sete Ramos do Yoga

O sistema de Yoga Clássico ao ser ocidentalizado foi dividido em 7 ramos com o objetivo de melhor estudar seus princípios. São eles: Raja Yoga (Meditação),Tantra Yoga (Chacras/ Corpo Energético), Mantra Yoga (Música), Jnana Yoga(Conhecimento Intelectual), Bhakti Yoga (Devoção ao Absoluto ou Criador),Karma Yoga (Ação/ Trabalho), Hatha Yoga (Práticas de Posturas/Meditação/ Respiração/ Bandhas/ Mudras/ Kryas). 


Apesar de separado em 7 ramos, todas as disciplinas do Yoga Clássico levam ao seu objetivo final, como já sabemos: o Auto Conhecimento e a compreensão da União.

O Caminho do Yoga é um caminho longo porém muito recompensador. Se você tiver interesse em se aprofundar, entre em contato conosco e agende uma aula experimental gratuita para conhecer nossa proposta de prática no Espaço Yoga Flor da Vida. Você será muito bem vindo! 

Acompanhe nosso blog, nele você vai encontrar muitos assuntos interessantes sobre o Yoga.

Comente, compartilhe, mande sugestões e dúvidas. 

Este Blog é para você!

OM YOGA NAMASTÊ!
Ana Gilli


Quer aprender mais sobre o poder do yoga?

Agende uma Aula Experimental Gratuita

Namastê! Você é muito bem vindo ao Espaço Yoga Flor da Vida!


Deixe um comentário

Vamos Conversar?