Os Chakras | Centros de Energia Vital

Por: Ana Gilli 7 de setembro de 2016

Os Chakras | Centros de Energia Vital

Se você se interessa pelo universo do Yoga, já deve ter ouvido falar dos Chakras.

Conheça melhor esses centros de energia tão importantes para nossa saúde e vitalidade.

Além do corpo físico, todos nós temos um corpo energético que, apesar de não visível aos olhos, é muito real e sustenta toda a vida em nosso corpo material.

Esse corpo energético flui através de rios de energia com polaridades positiva e negativa chamados Nadis ou Meridianos.

Em determinados pontos do nosso corpo esses rios se encontram, gerando uma espécie de redemoinho, que conhecemos como Chakras.

Os Chakras, além de serem responsáveis pela assimilação de energia vital, também são geradores de consciência.

Existem milhões de Chakras pelo corpo, mas os 7 principais estão situados ao longo da coluna e estão associados à determinadas glândulas, órgãos e sistemas físicos.

Na prática do Yogaterapia, utilizamos exercícios de Respiração, Posturas, Meditações e Mantras para harmonizar os Chakras, aumentando nossa saúde, disposição, sabedoria e conexão compassiva com nós mesmos e com tudo o que existe.

Chakras

Nas próximas postagens, você vai encontrar mais informações sobre cada um dos 7 Chakras principais e como eles contribuem para o nosso processo de autoconhecimento.

1 – Muladhara, ou Chakra Raiz

Muladhara Chakra

Localizado na base da coluna, esse centro de energia vital é o primeiro na cadeia dos 7 principais Chakras.

Associado à base e estrutura do corpo, está relacionado aos pés, pernas e quadris, assim como a coluna, reto, ânus e períneo.

Controla o sistema gênito-urinário. Atua sobre as glândulas suprarrenais e a produção do hormônio adrenalina.

Quando estamos em harmonia com Muladhara, adquirimos confiança e disposição para enfrentar os desafios da vida, superar medo da morte e da escassez, aumentar o poder de ação e concretização de ideias no plano da matéria.

  • Cor: Vermelho
  • Elemento: Terra
  • Mantra: Lam
  • Símbolo: Lótus de 4 folhas
  • Mudra: Bhu Mudra

Os Asanas que aumentam a vitalidade desse Chakra são geralmente os que fortalecem o enraizamento, atuando sobre os pés, pernas, quadris e toda estrutura da coluna.

Clique sobre o nome da postura e saiba como executá-la:

Muladhara promove uma reflexão sobre a nossa estrutura no plano da matéria: como temos organizado e administrado nossas atividades rotineiras, compromissos e agenda, finanças, saúde e capacidade de ir e vir?

2 – Swadhisthana, ou Chakra Sexual

Swadhisthana Chakra

Localizado dois dedos abaixo do umbigo, esse centro de energia vital é o segundo na cadeia dos 7 principais Chakras.

Associado à vitalidade, sexualidade e capacidade de purificação, liberação e absorção de nutrientes. Está relacionado aos órgãos sexuais, rins, bexigas e intestinos.

Controla o sistema gênito-urinário. Atua sobre as gônodas, ovários e testículos – glândulas responsáveis pela liberação de hormônios como testosterona, progesterona e estrogênio.

Quando estamos em harmonia com Swadhisthana, adquirimos mais disposição para atuar de maneira criativa, superar traumas, bloqueios e crenças limitantes que nos impedem de vivermos nossos talentos.

Esse Chakra também nos ajuda a fazer boas escolhas, selecionando com clareza o que queremos sustentar e liberar em nossas vidas.

  • Cor: Laranja
  • Elemento: Água
  • Mantra: Vam
  • Símbolo: Lótus de 6 folhas
  • Mudra: Trimurti Mudra

Os Asanas que aumentam a vitalidade desse Chakra são geralmente os que promevem liberação das virilhas e aumentam a vitalidade dos rins e órgãos sexuais e reprodutivos.

Clique sobre o nome da postura e saiba como executá-la:

Swadhisthana promove uma reflexão sobre nossas emoções, nosso potencial criativo, sexualidade e equilíbrio das energias feminina Yin e Masculina Yang: temos deixado fluir nossas emoções? como nossas atividades cotidianas podem ser mais prazerosas e divertidas? como podemos nos libertar de crenças limitantes e viver nossa sexualidade de forma saudável?

3 – Manipura, ou Chakra Umbilical

Manipura Chakra

Localizado no Plexo Solar, região abdominal, esse centro de energia vital é o terceiro na cadeia dos 7 principais Chakras.

Associado ao Agni – Fogo Digestivo Purificador, está relacionado ao estômago e fígado.

Atua sobre o pâncreas, responsável pela produção de insulina e pela absorção de enzimas da digestão.

Quando em equilibro, aumenta nossa capacidade de compreensão, reforça o poder pessoal e desejo de contribuir com as necessidades do próximo. Nos torna menos egoístas, mais generosos e com disposição para atuar no mundo utilizando nossos talentos.

  • Cor: Amarelo
  • Elemento: Fogo
  • Mantra: Ram
  • Símbolo: Lótus de 10 folhas
  • Mudra: Kali Mudra

Os Asanas que aumentam a vitalidade desse Chakra são geralmente os que promevem fortalecimento abdominal e torção do tronco.

Clique sobre o nome da postura e saiba como executá-la:

Manipura promove uma reflexão sobre a nosso poder pessoal, ego e equilíbrio do dar e receber: como temos lidado com nossos desejos? como podemos contribuir mais e melhor utilizando nossos talentos e originalidade? como podemos nos relacionar de maneira harmoniosa com todos ao nosso redor, doando e recebendo com facilidade e alegria?

Anahata Chakra

4 – Anahata, ou Chakra Cardíaco

Localizado no Plexo Cardíaco, região do peito e tórax, esse centro de energia vital é o quarto na cadeia dos 7 principais Chakras. Também conhecido como Chakra Intermediário, faz a ponte entre os Centros de Energia Inferiores e Superiores.

Associado aos órgãos vitais superiores, está relacionado ao coração e pulmões, sistema respiratório e circulação sanguínea, assim como braços e mãos.

Atua sobre o Timo, fortalecendo o sistema imunológico.

Quando em equilibro, aumenta nossa capacidade de amar incondicionalmente, perdoar, e ser grato. Nos coloca em harmonia com o pulso da vida, tornando-nos menos ansiosos. Promovendo paz de espírito, coragem e presença no aqui e agora. Em desequilíbrio, nos torna ansiosos e gera instabilidade de humor, problemas respiratórios e circulatórios.

  • Cor: Verde e Rosa
  • Elemento: Ar
  • Mantra: Yam
  • Símbolo: Lótus de 12 folhas
  • Mudra: Padma Mudra

Os Asanas que aumentam a vitalidade desse Chakra são geralmente os que promevem abertura do peito, escapulas, alongamento e fortalecimento dos braços e mãos, expandem a capacidade respiratória e circulatória.

Clique sobre o nome da postura e saiba como executá-la:

Anahata promove uma reflexão sobre o amor próprio e amor ao próximo, aceitação, coragem para agir de acordo com nossa intuição: como está nossa autoestima? como podemos ser mais gentis e amorosos no nosso dia a dia? estamos presentes aqui, respirando com consciência e fluindo de acordo com o ritmo da vida?

5 – Visuddha ou Chakra Laríngeo

Visuddha Chakra

Localizado na região do pescoço, esse centro de energia vital é o quinto na cadeia dos 7 principais Chakras.

Associado ao elemento Eter – está relacionado à habilidade de expressão e comunicação.

Associado à garganta, pescoço e ombro.

Atua sobre a Tireoide e Paratireoide, responsáveis pela produção de triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), hormônios que regulam o metabolismo, e o paratormonio que regula a quantidade de cálcio e fósforo no sangue.

Quando em equilibro, aumenta nossa capacidade de expressar nossos pensamentos e sentimentos de maneira sincera e congruente.

Em desequilíbrio, instiga a mentiras, tagarelice ou aumento da timidez, e dificuldades de comunicação. No corpo físico, desregula o metabolismo, gerando hiper ou hopotireodismo, doenças como laringite, faringite, gengivite, aftas entre outras.

  • Cor: Azul Claro
  • Elemento: Éter
  • Mantra: Ham
  • Símbolo: Lótus de 16 folhas
  • Mudra: Garuda Mudra

Os Asanas que aumentam a vitalidade desse Chakra são geralmente os que promevem alongamento e flexibilização do pescoço, ombros, e Mudras que promovem liberação da língua e maxilar.

Clique sobre o nome da postura e saiba como executá-la:

Visuddha promove uma reflexão sobre a nossa capacidade de expressão: como temos nos comunicado com as pessoas ao nosso redor? somos capazes de dizer sim ou não quando necessário? nossos pensamentos estão alinhados com nossos sentimentos? como podemos ter voz no mundo de maneira amorosa e criativa?

6 – Ajna, ou Chakra do Terceiro Olho

Ajna Chakra

Localizado na região um pouco acima do ponto entre as sobrancelhas, esse centro de energia vital é o sexto na cadeia dos 7 principais Chakras.

Associado ao elemento Éter – está relacionado ao autoconhecimento, intuição e capacidade de percepção para além dos limites e ilusões da matéria.

Relacionado aos olhos e vias respiratórias altas.

Atua sobre a Hipófise, a glândula mestra do corpo, que produz os hormônios que regulam o funcionamento de outras glândulas.

Quando em equilibro, proporciona clareza mental e amplia as percepções mais sutis, como a intuição e fé.

Desequilibrado, gera confusão mental, ceticismo, medo do futuro, rigidez mental, alienação, e no corpo físico problemas como sinusite e rinite.

  • Cor: Azul Indigo
  • Elemento: Éter
  • Mantra: Om
  • Símbolo: Lótus de 2 folhas
  • Mudra: Mandala Mudra

Os Asanas que aumentam a vitalidade desse Chakra são geralmente os que promevem foco, concentração, alongamento e flexibilização dos olhos.

Clique sobre o nome da postura e saiba como executá-la:

Ajna promove uma reflexão sobre o conhecimento de si mesmo, concentração no momento presente e capacidade de co-criação: estamos atentos às nossas ações, pensamentos e sentimentos? com qual lente temos observado o mundo ao nosso redor? o quanto reconhecemos nossa capacidade de ver além dos olhos físicos?

7 – Sahasrara, ou Chakra da Coroa

Sahasrara Chakra

Localizado na região do topo da cabeça, esse centro de energia vital é o sétimo na cadeia dos 7 principais Chakras.

Relacionado ao funcionamento do cérebro. Associado a todos os elementos – é conhecido como o acesso direto à conscientização da União entre Criador e Criação.

Atua sobre a Pineal, responsável pela produção de melatonina e serotonina, contribuindo para a regulação do humor, do sono e do apetite.
Quando em equilíbrio, promove a expansão da consciência e a reconexão com o Divino.

Em desequilíbrio, gera ceticismo, prepotência e alienação espiritual.

  • Cor: Todas as cores
  • Elemento: Todos os elementos
  • Mantra: Silêncio
  • Símbolo: Lótus de 1000 folhas
  • Mudra – Jnana Mudra

Os Asanas que aumentam a vitalidade desse Chakra são geralmente as Meditativas e as que estimulam o topo da cabeça, como as Posturas Invertidas.

Clique sobre o nome da postura e saiba como executá-la:

Sahasrara promove uma reflexão sobre o senso de União e Espiritualidade livre de dogmas ou religiões: como podemos nos religar com a Fonte Criadora? somos capazes de encontrar em nós a Divindade e reconhecê-la também no outro? como lidamos com a morte?

Ouça aqui músicas que irão harmonizar seus Chakras enquanto você medita. 

Para um alinhamento rápido dos Chakras, clique aqui.

Assista aqui um dos vídeos mais completos sobre os Chakras e suas funções:

Lembre-se, os Chakras são poderosos aliados no fortalecimento da sua saúde e na expansão de sua consciência. Cuide deles com carinho!  

Namastê!

Ana Gilli | Yoga Flor da Vida


Quer aprender mais sobre o poder do yoga?

Agende uma Aula Experimental Gratuita

Namastê! Você é muito bem vindo ao Espaço Yoga Flor da Vida!


Deixe um comentário

Vamos Conversar?