Yoga é Religião?

Por: Ana Gilli 20 de agosto de 2016

Yoga é Religião?

O Yoga não é uma “Religião” como costumamos entender aqui no Ocidente. É uma Filosofia de Vida Milenar vinda do Oriente, mais especificamente da Cultura Hindu.

O Yoga compreende que há uma Realidade Absoluta onde tudo existe. Esta realidade é Onipresente, Onipotente e Onisciente, ou seja ela não sofre modificação no tempo/espaço, possui todo o poder de criação e desconstrução e é consciente de tudo o que há. Esta realidade é chamada de Brahma.

Então, o Yoga acredita em Deus?

Brahma
DEUS HINDU BRAHMA, O CRIADOR

Fica difícil compararmos o conceito Ocidental de Deus com o conceito de Deus Oriental, mas guardadas as devidas diferenças de entendimento dessa ideia, podemos dizer que sim, O Yoga acredita em Deus.

O Yoga entende que Brahma é o Criador de tudo o que há, e que ele não tem começo e nem fim. Sendo ele o Criador, tudo o que existe vem dele e é sua Criação. Dessa forma, em tudo o que há encontramos Sua realidade manifestada. Para essa parcela do Criador em cada Criatura, damos o nome de Atma. Atma é a consciência divina que há em cada um de nós, é a Realidade Absoluta Individual.

Você já deve ter visto pessoas que praticam Yoga se cumprimentando com a expressão, Namastê, não é?

Essa expressão significa: “O Atma que há em mim, reconhece o Atma que há em você!“.

De maneira muito amorosa, o Yoga nos faz rever nossa relação com “Deus” e nos aproxima dele como sendo nossa fonte de vida. Ao nos reconhecermos como uma manifestação do nosso Criador, e ao reconhecermos em todos sua manifestação, conseguimos nos Unir a tudo o que há com sentimento de Compaixão e Amor Incondicional.

Ao compreendermos isso, entendemos com clareza a maior lei divina do universo: “Ame a Deus (Criador) acima de tudo, e ao próximo (Criação) como a si mesmo.”

Assim, no Yoga entendemos “Religião” como “Reunião“,
E “Namastê!”

Ana Gilli Namaste

Quer aprender mais sobre o poder do yoga?

Agende uma Aula Experimental Gratuita

Namastê! Você é muito bem vindo ao Espaço Yoga Flor da Vida!


Deixe um comentário

Vamos Conversar?