Om Gam Ganapataye Namaha
Você já deve ter ouvido falar de Sri Ganesha, o Deus que remove os obstáculos.
É muito comum entoarmos o Mantra a Ganesha no início de nossa prática de Yoga pedindo a remoção das ilusões através da luz da consciência.
Nesse post, vamos entender os Kleshas, os obstáculos que o Deus Elefante nos ajuda a remover.
O Yoga é basicamente um caminho para o auto conhecimento.
Através do Yoga tomamos consciência da existência da luz e da sombra, da dualidade que faz parte da realidade da matéria, e da ignorância geradora dos obstáculos presentes nessa caminhada rumo à auto realização.
A tomada de consciência resultante da prática do Yoga nos faz enxergar com mais clareza as Ilusões que escondem a verdade primordial: Somos Perfeição Pura.
Segundo Sri Patanjali, o codificador do Yoga, essas ilusões são defeitos, tormentos, fraquezas e imperfeições da mente humana, geradores das dores, aflições e misérias do mundo.
Os Kleshas, obstáculos que geram as ilusões, são:
Avidya – Ignorância da verdadeira essência do ser como sendo perfeita, real, imutável e eterna.
Asmita – O Egoísmo, gerado pela ignorância do estado verdadeiro de perfeição e prosperidade do ser, que o incentiva a pensar apenas em si mesmo fortalecendo seu Ego.
Raga – Apego aos prazeres dos sentidos, ideias, emoções e bens materiais.
Dvesha – Intolerância e Aversão a tudo o que impede a realização dos prazeres e controle do Ego.
Abhinivesha – Medo da Morte, ou Apego à vida de ilusões criada pela ignorância. O ser não consegue compreender sua natureza imortal e divina.
Um mundo de tensões e ansiedade tem sua origem nos Kleshas. Quanto maior for a aceitação das ilusões da matéria como verdade, maior será a dor do ser.
Entretanto, os Kleshas fazem parte dos ensinamentos no caminho da Auto Realização. Sri Patanjali afirma que a única maneira de atingir a consciência libertadora é através da experiência da ilusão que aprisiona o ser.
Ao reconhecer sua sombra, o ser começa a compreender a sua luz.
Om Gam Ganapataye Namaha
Namastê!