Pranayamas são Técnicas de Respiração que buscam aumentar a Energia Vital do corpo assim como diminuir o fluxo dos pensamentos e aumentar a capacidade de concentração. Pranayama deriva de duas outras palavras de origem sânscrita: Prana, que significa Energia Vital e Yamas, que sgnifica acontrole. Seria então, um exercício de respiração para captação e absorção do Prana.
No Yoga, busca-se alinhar o fluxo da respiração com o fluxo dos movimentos, trazendo maior qualidade de ritmo e sustentação física à prática.
As 4 fases da Respiração Completa:
- Inspiração (Puraka);
- Retenção com os pulmões cheios (Kumbhaka);
- Expiração (Recaka);
- Retenção com pulmões vazios (Sunyaka).
No Yoga existem diversos tipos de Pranayamas para diferentes finalidades. Alguns exemplos
Raja Pranayama – Respiração Completa: Traz consciência para os movimentos da respiração e os espaços que ela pode ocupar no nosso corpo. É dividida em 3 espaços: abdômen (respiração baixa), costelas (respiração intermediária) e peito (respiração alta). Saiba como praticar no vídeo abaixo:
Nadi Shodhana Pranayama – Respiração Polarizada: Essa técnica visa equilibrar o fluxo de Prana pelos Nadis (ou Rios de Energia Vital) com polaridade positiva e negativa, trazendo equilíbrio para as energias Yin e Yang. Saiba como praticar no vídeo abaixo:
Surya e Chandra Pranayama: Respiração que equilibra as energias masculina (Surya – Sol) e feminina (Chandra – Lua). As respirações Surya e Chandra podem ser usadas numa mesma prática ou separadamente, de acordo com a necessidade de energia do praticante. Saiba como praticar no vídeo abaixo:
Ujjayi Pranayama – Respiração Vitoriosa: Uma respiração vigorosa que aumenta a atenção plena, foco e concentração. Muito utilizada nas práticas de Yoga fluido, associada aos movimentos dos Asanas. Também induz rapidamente ao estado meditativo. Caracteriza-se pela respiração lenta e profunda junto com um “sussurro” emitido pela passagem do ar pela glote contraída. Saiba como praticar no vídeo abaixo:
Na prática de Vinyasa Yoga (Yoga fluido) é indicada a utilização do Pranayama Ujjayi, pois esse além de estimular o funcionamento das principais glândula do corpo, aumenta a capacidade de concentração e sustentação do corpo durante a prática.