Pranayamas | A Respiração No Yoga

Por: Ana Gilli 17 de setembro de 2016

Pranayamas | A Respiração No Yoga

Pranayamas são Técnicas de Respiração que buscam aumentar a Energia Vital do corpo assim como diminuir o fluxo dos pensamentos e aumentar a capacidade de concentração. Pranayama deriva de duas outras palavras de origem sânscrita: Prana, que significa Energia Vital e Yamas, que sgnifica acontrole. Seria então, um exercício de respiração para captação e absorção do Prana.

No Yoga, busca-se alinhar o fluxo da respiração com o fluxo dos movimentos, trazendo maior qualidade de ritmo e sustentação física à prática.

As 4 fases da Respiração Completa:

  • Inspiração (Puraka);
  • Retenção com os pulmões cheios (Kumbhaka);
  • Expiração (Recaka);         
  • Retenção com pulmões vazios (Sunyaka).

No Yoga existem diversos tipos de Pranayamas para diferentes finalidades. Alguns exemplos

Raja Pranayama – Respiração Completa: Traz consciência para os movimentos da respiração e os espaços que ela pode ocupar no nosso corpo. É dividida em 3 espaços: abdômen (respiração baixa), costelas (respiração intermediária) e peito (respiração alta). Saiba como praticar no vídeo abaixo:

Nadi Shodhana Pranayama – Respiração Polarizada: Essa técnica visa equilibrar o fluxo de Prana pelos Nadis (ou Rios de Energia Vital) com polaridade positiva e negativa, trazendo equilíbrio para as energias Yin e Yang. Saiba como praticar no vídeo abaixo:

Ujjayi Pranayama – Respiração Vitoriosa: Uma respiração vigorosa que aumenta a atenção plena, foco e concentração. Muito utilizada nas práticas de Yoga fluido, associada aos movimentos dos Asanas. Também induz rapidamente ao estado meditativo. Caracteriza-se pela respiração lenta e profunda junto com um “sussurro” emitido pela passagem do ar pela glote contraída. Saiba como praticar no vídeo abaixo:

Na prática de Vinyasa Yoga (Yoga fluido) é indicada a utilização do Pranayama Ujjayi, pois esse além de estimular o funcionamento das principais glândula do corpo, aumenta a capacidade de concentração e sustentação do corpo durante a prática.

Quer aprender a praticar essas e muitas outras respirações do Yoga? Adquira seu acesso ao Portal Yogaterapia, nossa plataforma de Yoga Online com mais de 100 aulas completas de yoga gravadas para você praticar de onde estiver, quando for mais fácil para você.


Quer aprender mais sobre o poder do yoga?

Agende uma Aula Experimental Gratuita

Namastê! Você é muito bem vindo ao Espaço Yoga Flor da Vida!


Deixe um comentário

Vamos Conversar?