O Yoga não é uma “Religião” como costumamos entender aqui no Ocidente. É uma Filosofia de Vida Milenar vinda do Oriente, mais especificamente da Cultura Hindu.
O Yoga compreende que há uma Realidade Absoluta onde tudo existe. Esta realidade é Onipresente, Onipotente e Onisciente, ou seja ela não sofre modificação no tempo/espaço, possui todo o poder de criação e desconstrução e é consciente de tudo o que há. Esta realidade é chamada de Brahma.
Então, o Yoga acredita em Deus?
Fica difícil compararmos o conceito Ocidental de Deus com o conceito de Deus Oriental, mas guardadas as devidas diferenças de entendimento dessa ideia, podemos dizer que sim, O Yoga acredita em Deus.
O Yoga entende que Brahma é o Criador de tudo o que há, e que ele não tem começo e nem fim. Sendo ele o Criador, tudo o que existe vem dele e é sua Criação. Dessa forma, em tudo o que há encontramos Sua realidade manifestada. Para essa parcela do Criador em cada Criatura, damos o nome de Atma. Atma é a consciência divina que há em cada um de nós, é a Realidade Absoluta Individual.
Você já deve ter visto pessoas que praticam Yoga se cumprimentando com a expressão, Namastê, não é?
Essa expressão significa: “O Atma que há em mim, reconhece o Atma que há em você!“.
De maneira muito amorosa, o Yoga nos faz rever nossa relação com “Deus” e nos aproxima dele como sendo nossa fonte de vida. Ao nos reconhecermos como uma manifestação do nosso Criador, e ao reconhecermos em todos sua manifestação, conseguimos nos Unir a tudo o que há com sentimento de Compaixão e Amor Incondicional.
Ao compreendermos isso, entendemos com clareza a maior lei divina do universo: “Ame a Deus (Criador) acima de tudo, e ao próximo (Criação) como a si mesmo.”
Assim, no Yoga entendemos “Religião” como “Reunião“,
E “Namastê!”