Meditação | Como Praticar

Por: Ana Gilli 8 de setembro de 2018

Meditação | Como Praticar

O que é Meditação e como praticá-la.

A Meditação é uma ferramenta milenar utilizada em muitas culturas para acalmar a mente e desacelerar o fluxo dos pensamentos. 

Nossa Mente tem uma natureza oscilante. Como um navio em um mar agitado, a nossa mente tende a ir de um lado para o outro através de pensamentos que vagam pelas experiências vividas e expectativas ligadas a acontecimentos que virão.

Numa vida extremamente dinâmica como a nossa, onde estamos sempre apegados ao passado e preocupados com o futuro, dificilmente conseguimos manter o foco no momento presente e isso faz com que não tenhamos uma atenção plena no que está acontecendo aqui e agora. O resultado disso todos nós já sabemos, ansiedade, preocupações e stress.

Para acalmarmos a mente é necessário uma pausa para que ela desacelere. E através da Meditação conseguimos fazer isso. Ela funciona como uma âncora, acalmando o navio que tanto sacode de um lado para o outro nas ondas do mar agitado.

Existem diversas formas de Meditação e alguma delas pode servir para você. Vamos conhecer os 4 tipos mais comuns a seguir:

1) Prática de Yoga:

Através de exercícios de permanência em Posturas (Asanas) é possível alcançar uma consciência maior sobre nossos corpos físico, emocional, mental e energético. Estando presente e atento aos Asanas, conseguimos nos acalmar e vibrar de maneira mais harmoniosa. Saiba como praticar os Asanas.

2) Exercícios de Respiração:

As técnicas Pranayamas aumentam a oxigenação do cérebro desacelerando os pensamentos e trazendo a atenção para o próprio ato de respirar. Saiba como praticar Pranayamas.

3) Prática de Mantras:

Os Mantras são sons que vibram profundamente em nossas células, harmonizando-as e nos trazendo sensação de paz e equilíbrio. Conheça mais sobre o OM, o Mantra Universal.  

4) Exercícios de Concentração e Observação Consciente:

Conhecido também como atenção plenas (Mindfulness), essa técnica pode ser executada em qualquer lugar e qualquer momento. Consiste em estar presente e atento enquanto executa uma ação específica, observa um objeto, uma paisagem, uma obra de arte ou até mesmo ingere um alimento.

Vamos praticar?


Quer aprender mais sobre o poder do yoga?

Agende uma Aula Experimental Gratuita

Namastê! Você é muito bem vindo ao Espaço Yoga Flor da Vida!


Deixe um comentário

Vamos Conversar?